sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Professor Francinaldo Matias faz sérias denúncias contra a SMAS, CRAS e NASF de Nova Cruz...


O professor Francinaldo Matias, procurou o Blog para fazer sérias denúncias contra a SMAS – Secretaria Municipal de Assistência Social, o NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família, CRAS – Centro de Referência de Assistência Social.

Segundo Francinaldo, deste o início de 2010, ele responde, como Curador pela senhora Maria Cícera Pereira, portadora de Deficiência Mental. Na primeira semana de outubro, a senhora Cícera entrou em crise e quando isso acontece ela não se alimenta, não faz higiene e o pior, recusa todo tipo de ajuda.

Com intuito de desempenhar sua função de responsável, conduziu a paciente ao hospital regional de Nova Cruz para solicitar um encaminhamento para o Hospital Dr. João Machado, em Natal.

Com o encaminhamento em mãos, a paciente foi atendida por Dr. Thiago Melo (médico daquela unidade) no dia 09 de outubro. (dia em que o médico deveria atender em Nova Cruz, mas foi informado que não havia paciente)

Alegando uma superlotação, o médico encaminhou a paciente a CRAS de Nova Cruz solicitando acompanhamento, uma vez que este órgão possui psicológos, médicos e assistentes sociais.

Porém ao ser atendido pela Assistente Social, Andressa Rejane da Silva, foi orientado a procura a NASF. Chegando lá foi informado que essa ação é de responsabilidade da CRAS. Segundo Francinaldo, um jogo de empurra empurra.

Indignado, procurou a SMAS na qual foi atendido pela Assistente Social, Soraya Maria Bezerra das Chagas Oliveira, que também não apresentou solução para o problema.

Sendo assim, dirigiu-se a Promotoria de Justiça para deixar a par da situação e responsabilizar os órgãos citados por algum dano que possa vir a sofrer a paciente.

Como forma de externar a toda população essa situação, que a até a hora da publicação dessa matéria ainda não tinha sido resolvido, Francinaldo Matias, procurou o blog para socializar a sua revolta em ver uma senhora de 65 anos sofrendo maus tratos por descaso do serviço público.

DO BLOG:

O que é mas estranho para a falta de atendimento é o significado da siglas:

CRAS – Centro de Referência de Assistência Social

NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família.

Sem esses atendimentos fica como sugestão mudar o significado.

Outro detalhe que se deve destacar a posição do professor Francinaldo Matias, que mesmo fazendo parte da administração Flávio Azevedo, teve a postura de vir a público fazer duras denúncias aos setores administrados pelo prefeito.
(Caso as pessoas e/ou os responsáveis pelos órgão citados desejem fazer qualquer esclarecimento, o blog está à inteira disposição)

Um comentário:

  1. Isso é: Fazendo acontecer. Q vergonha Sr. prefeito.

    ResponderExcluir