Pular para o conteúdo principal

Epidemias: Dengue volta a assustar o RN...

 Preocupado com os problemas causados pelas chuvas de verão, postamos uma matéria no blog sobre os riscos das chuvas de verão e os surtos de doenças típicas desse período.

Hoje (14) o Diário de Natal apresenta em sua página na internet www.diariodenatal.com.br uma matéria informando que mais da metade dos municípios do RN estão em situação de risco sobre um surto de epidemia de dengue.

LEIA PARTE DA MATÉRIA:

A dengue volta a assustar o Rio Grande do Norte. Um percentual de 52% dos municípios do estado apresenta situação de Risco Alto (36 municípios) e Muito Alto (51 municípios) para ocorrência de dengue. Diante deste cenário a Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap) elaborou uma nota técnica, com recomendações aos gestores municipais para ajudar na construção de suas matrizes, permitindo assim a identificação e o planejamento para eliminação de riscos.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Rio Grande do Norte é considerado um estado de alto risco. Estados vizinhos como Ceará, Paraíba e Pernambuco são considerados de risco muito alto. Embora o RN apresente uma situação menos grave que os demais, segundo a nota técnica esta observação deve gerar um alerta ainda maior, devido ao caráter dispersivo da doença e possível situação de subnotificação.

Segundo as recomendações, os municípios em situação de riscos baixo e moderado devem continuar durante o ano de 2011 desenvolvendo suas ações inerentes a esfera municipal para os componentes: assistência, vigilância epidemiológica, controle vetorial e comunicação e mobilização contida nas diretrizes nacionais para a prevenção e controle de epidemias de dengue já entregue pela Secretaria Estadual de Saúde, setor do Programa Estadual de Controle do Dengue a todos os 167 municípios do RN. (matéria completa no site do jornal).

Voltamos a chamar atenção dos órgãos competentes do município de Nova Cruz sobre as campanhas de conscientização a população e a atuação imediata dos agentes de endemias para evitar que um surto dessa terrível doença venha afetar os nossos munícipes.

Também vale ressaltar a importância que cada um de nós devemos ter com nosso próprio ambiente. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Candidatos a professor temporário já podem realizar suas inscrições...

Já está disponível a inscrição para professor temporário para o estado do Rio Grande do Norte. 


O candidato que desejar concorrer a uma vaga deve preencher a ficha, fazer o pagamento da inscrição, efetuar o pagamento da taxa de inscrição e  entregar todos os documentos na respectiva DIRED do município para qual optou na Ficha de Inscrição, até às 13 horas, do dia 10 de maio de 2017.

Para ter acesso a inscrição CLICK AQUI.

Nova Cruz: Câmara Municipal mostra submissão ao executivo e aprova projeto que "enterra" direitos do professor...

Tudo dentro do Script.
Sabe aquele filme de terror que tem muita trama, mentiras, traições, mas todo mundo sabe como acaba. Foi assim com a votação do Projeto de Lei 006/2017 enviado pelo prefeito de Nova Cruz, Targino Pereira e aprovado pela maioria absoluta da Câmara Municipal de Nova Cruz.
A Sessão Ordinária desta sexta-feira (30), mas que teve sabor de 13, marcou o fim dos trabalhos do primeiro semestre do Edis, mas manchou de forma imensurável a educação do município de Nova Cruz de forma negativa.
Um resultado previsível que ficou evidente que aconteceria logo após a realização da audiência pública pela clara posição dos vereadores naquele momento.
Não adiantou mostrar as perdas para a categoria e para os alunos, o plágio evidente do anexo IV de um projeto baiano; o não exito na cidade de Monte Alegre - RN quando foi lá implementado; a falta no documento de 10 anexos, dentre muitos outros melíficos que estavam nas entrelinhas.
Valeu de fato a submissão da bancada governista ao Poder …

Política: O que muda para Nova Cruz com o governo Targino Pereira...