Ex-governadores tem aposentadoria vitalícia...

A OAB federal irá contestar no Supremo Tribunal Federal (STF) leis estaduais concedentes de aposentadorias vitalícias a ex-governadores. Nove estados já estão na mira da Ordem dos Advogados do Brasil, quais sejam: Amazonas, Santa Catarina, Sergipe, Paraná, Rio Grande do Sul, Piauí, Ceará, Pará e Maranhão. A Ordem espera que ao fazer o julgamento do primeiro caso, o STF venha a editar uma Súmula Vinculante para impedir que os demais estados venham a ter a mesma prática. De acordo com a instituição, a obtenção de aposentadorias vitalícias (algumas auferidas apenas após alguns meses de mandato) são uma afronta aos princípios constitucionais da isonomia e da moralidade na administração pública.

O cronista Alexandre Garcia comentou sobre o tema:

Todos dizem que é legal, que há lei estadual a respeito, mas o Supremo já disse em 2007 que não é legal. É inconstitucional e lei estadual não pode se sobrepor à Constituição. Além disso, há um engano: política não é profissão. Política é sacrifício – a pessoa se doa pela população. Pelo menos, este é o ideal.

Na injustiça disso tudo, vejam só, alguém que trabalhe quatro anos, um brasileiro comum, recebe R$ 24 mil de aposentadoria depois? E aposentadoria para toda vida. Em Santa Catarina, um governador chamado Hercílio Luz deu nome a uma ponte. A ponte já ficou velha e foi deixada de lado, mas a pensão ainda não foi deixada de lado.

E aí se pergunta: quem representa o povo brasileiro? Esses governadores ou a OAB, que vai recorrer ao Supremo contra essa ilegalidade e essa injustiça?

Enquanto a enorme maioria dos brasileiros "ralam" a vida inteira e quando chega a hora de se aposentar enfrenta muitas dificuldades, enquanto isso  os governadores, após quatro anos de mandato, recebem aposentadoria vitalícia para vida inteira. Isso é Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Cruz: Câmara Municipal mostra submissão ao executivo e aprova projeto que "enterra" direitos do professor...

Candidatos a professor temporário já podem realizar suas inscrições...