A Roda Viva da Vida...

Entre as muitas constatações que a vida nos tem  oferecido a partir de experiências profissionais, uma tem sido de especial valor para um crescimento humano, social e porque não dizer mental! É a constatação -velha é verdade – de que tudo é cíclico.

Assim como eu, você provavelmente deve ser capaz de observar isto em diversos aspectos de sua vida; relacionamentos, saúde, preferências e também no bem-estar de sua carreira. Não há novidade nenhuma em se constatar que tudo é cíclico, isto vem sendo dito há milênios.

Por quê? Porque às vezes nos esquecemos e isto pode nos fazer muito, mas muito mal.

Devemos lembrar que os problemas não são “exceções” em nossas vidas. Eles são regra. A diferença entre as pessoas que ficam “bem” e as que estão constantemente “mal”, não está exclusivamente na quantidade ou qualidade de problemas delas, mas na capacidade que cada uma tem de enxergar à frente deles, de entender e aceitar os ciclos que sempre irão acontecer..

Está tudo ótimo? Acredite, uma hora vai piorar. Está tudo péssimo? Olha, têm como melhorar, e vai melhorar.

Caso hoje esteja tudo uma maravilha em sua vida, em sua carreira; estabilidade, bom salário, realizações concretas, promoção; fique feliz, curta, mas não se deslumbre. Cuidado com a humildade, com o relacionamento com os colegas, com as idéias megalomaníacas, com a prestação daquele carrão, com aquela bolsa importada perfeita!

Mas se ao contrário, as coisas não vão bem em sua vida, em sua carreira, permita-se a tristeza, mas estenda seu olhar e redobre suas forças. Trabalhe, olhe para si, aprenda com a situação,procure a mudança, e acima de tudo, acredite nela. É enxergar o amanhã que dará forças para que você se sustente hoje. O ciclo acontece, e você subirá novamente.

Talvez ao ler este post você pode ficar com a idéia de que estou pregando que “quem está bem necessariamente vai ficar mal, e vice-versa”. Na verdade é um pouco diferente.

Acredito que a tendência do ser humano, (desde que nos disponhamos a  trabalhar internamente) é sempre crescer e melhorar. Mas este crescimento, pelo que se tem observado, se dá justamente através de inúmeras subidas e descidas que, se administradas com sabedoria, tendem a deixar um saldo positivo.

Cair, em diversos momentos, faz necessariamente parte do crescimento. A roda gira, o ciclo acontece, e quem souber se equilibrar nos solavancos da vida acaba conquistando o prêmio de um degrau mais alto. Mas também neste degrau existe a roda, e tudo recomeçará , a fim que tenhamos o aprendizado necessário para subir ainda mais.

O ciclo continuará! Pense nisso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Candidatos a professor temporário já podem realizar suas inscrições...

Nova Cruz: Câmara Municipal mostra submissão ao executivo e aprova projeto que "enterra" direitos do professor...