Ciência: A conquista do espaço.

Há 50 anos, a humanidade chegava ao espaço

Coube ao russo Yuri Gagarin ser o primeiro homem a orbitar da Terra, num projeto que tinha apenas 50% de chance de dar certo.

Foi um feito histórico que durou 108 minutos, sendo 89 deles efetivamente no espaço. Viajando a cerca de 27.400 km/h, o sorridente cosmonauta russo Yuri Gagarin deu a volta completa à Terra há exatos 50 anos. Ele atingiu 327 km acima do nível do mar a bordo da nave Vostok-1.

Gagarin também foi o primeiro homem a ver a Terra do espaço. “Eu estou vendo a Terra e ela é tão bonita!”, disse, durante seu voo. O anúncio foi ainda mais eletrizante por ter ocorrido plena Guerra Fria. O voo histórico tornou de Gagarin, de 27 anos, em herói internacional.

Dois dias após o retorno da Vostok-1 Gagarin foi a Moscou, onde apareceu na sacada do Kremlin ao lado do premiê Nikita Kruchev. O cosmonauta, que quarenta e oito horas antes era um desconhecido, tornara-se o homem mais famoso do planeta. Após a aclamação em casa, ao lado do líder máximo da União Soviética, Gagarin embarcou numa turnê pelo globo, atraindo multidões ávidas para vê-lo e saudá-lo.

Foi um feito incrível. A agência espacial americana teve que se apressar para enviar o primeiro astronauta americano ao espaço. Em maio de 1961, Alan Shepard realizadou um voo suborbital, que não atingiu a mesma altitude da Vostok 1. Foi somente em fevereiro de 1962 que outro astronauta, John Glenn, tornou-se o primeiro americano a repetir o feito russo, percorrendo a órbita terrestre.

Fonte: IG 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Candidatos a professor temporário já podem realizar suas inscrições...

Nova Cruz: Câmara Municipal mostra submissão ao executivo e aprova projeto que "enterra" direitos do professor...