Estudantes se juntam a professores....

Publicado no dnonline.



Os estudantes aderiram à causa dos professores em greve. Ontem pela manhã, cerca de 500 manifestantes se encontraram em frente à Governadoria, no Centro Administrativo, e realizaram um buzinaço. O protesto foi coordenado pelas professoras Fátima Cardoso, do Sindicato dos Profissionais em Educação Pública do RN (Sinte), e por Amanda Gurgel, educadora que ganhou projeção nacional após um discurso proferido na Assembleia Legislativa ter sido divulgado na internet.

Aos gritos e com faixas, os professores cobram um reajuste salarial de 30%. Eles procuravam uma audiência com a governadora Rosalba Ciarlini (DEM). Os alunos, por sua vez, pediam a destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) e os 50% do fundo social dos recursos do Pré-Sal para a educação, e se solidarizaram com os professores em greve. "Nós, alunos, acreditamos nas reivindicações dos professores", e "Governadora Rosalba, a Sra. colocaria seu filho na escola pública?", eram textos que constavam dos cartazes.

Atualmente, 93% dos 14 mil educadores do Rio Grande do Norte estão em greve. São 736 escolas afetadas com a paralisação. A intenção do Sinte é convencer os professores contratados e estagiários a tambémparalisarem suas atividades. Ao todo, 270 mil alunos que estão sem frequentar as escolas públicas do Rio Grande do Norte. Não obstante à greve, o déficit de professores também preocupa, segundo a sindicalista. "Este é mais um componente de falta de respeito do governo com a educação".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Candidatos a professor temporário já podem realizar suas inscrições...

Nova Cruz: Câmara Municipal mostra submissão ao executivo e aprova projeto que "enterra" direitos do professor...