Situação da Greve na Educação - RN...

O Governo do Estado está prevendo um aumento de arrecadação do ICMS em R$ 80 milhões. A informação foi dada em primeira mão pelo chefe da Casa Civil, Paulo de Tarso, à diretoria do Sinte-RN, em audiência realizada nesta sexta(27). O valor deverá ser confirmado nos próximos dias, Mesmo assim, o Governo voltou a afirmar que não tem como atender a categoria sem que o estado tenha a devida sustentabilidade para permitir com segurança seus compromissos.

A diretoria do Sindicato rebateu as informações entregando um documento contendo dados do próprio Governo. O estudo foi elaborado pelo DIEESE e mostra o crescimento da receita corrente em 12% e das receitas tributárias em 10,1%. Além disso, ouve crescimento das transferências correntes em 15,4% e ainda do Fundo de Participação dos Municípios que cresceu 32%.

Num clima de busca do entendimento, a direção do Sinte ratificou proposta de que o governo deve pagar aos funcionários da educação que ainda não receberam a 1ª parcela do Plano e deixou claro que se o Governo implantar o Piso Salarial na carreira, com extensão aos aposentados terá dado o maior passo para a retomada das negociações. O Sindicato defendeu também que seja apresentado o escalonamento da base até o topo da tabela proposta no Plano de Carreira em tramitação.

A audiência foi encerrada com a indicação de outra audiência até a sexta-feira da próxima semana.

Por outro lado, A governadora Rosalba Ciarlini não está tão indiferente à greve da educação como procura fazer crer. Ela aproveitou uma solenidade no Palácio do Planalto, nesta quinta-feira (26) para tratar da greve dos trabalhadores em educação do Rio Grande do Norte.

O pedido aconteceu durante a assinatura de convênios entre o Governo Federal e Municípios para a construção de quadras e creches e doação de bicicletas.

A Governadora pediu ao ministro da Educação, Fernando Haddad uma audiência para tratar da greve e tentar incluir o RN entre os Estados que recebem complementação para o piso nacional de salários do magistério.

O ministro Haddad se comprometeu a receber a Governadora, com a bancada federal , na terça-feira (31), às 11h, na sede do Ministério, em Brasília.

Fonte: Sinte-RN

Comentários

  1. APENAS ESTOU CURIOSA PARA SABER QUANDO TERÁ O CONCURSO PARA PROFESSOR DESTE ESTADO.
    NÃO IA SER EM MAIO A LIBERAÇÃO DO EDITAL?
    O QUE HOUVE?? A JUSTIÇA TINHA DETERMINADO OU NÃO??

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Cruz: Câmara Municipal mostra submissão ao executivo e aprova projeto que "enterra" direitos do professor...

Candidatos a professor temporário já podem realizar suas inscrições...

Nova Cruz não tem como dar incentivo fiscal a empresa, diz Prefeito Targino Pereira, em matéria da InterTV...