Quanto custa estudar no Brasil...

A educação é um dos principais investimentos das famílias brasileiras. Segundo o economista Alcides Leite, professor da Trevisan Escola de Negócios, a classe média chega a gastar até 25% de seu orçamento familiar com o ensino dos filhos.

O iG fez projeções de quanto cada classe social gasta da pré-escola à faculdade com educação.

A pesquisa leva em conta o comportamento das classes sociais brasileiras e seus padrões de gastos com educação dos 6 meses aos 23 anos de idade. Foram considerados dados referentes às mensalidades de escolas particulares, cursos extracurriculares, alimentação escolar, transporte, material didático, livros e revistas. Uma pesquisa de mercado incluiu itens como intercâmbio, cursos de idiomas no exterior e cursinho pré-vestibular.

Quem estuda na rede pública, não tem gastos diretos com mensalidade escolar. Mas o investimento fica por conta do Estado. De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep) a soma dos gastos dos governos federal, estadual e municipal em 2009 dá um custo médio por aluno nos ensino médio e fundamental de R$ 2,9 mil por ano. Já no ensino superior, cada matrícula em uma instituição pública custa em média R$ 15,4 mil anuais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Candidatos a professor temporário já podem realizar suas inscrições...

Nova Cruz: Câmara Municipal mostra submissão ao executivo e aprova projeto que "enterra" direitos do professor...