Cresce número de servidores públicos...

Número de servidores públicos cresce no último governo e volta ao patamar do início da década de 90, diz Ipea.

Radiografia da ocupação do setor público a partir da década de 90, apresentada nesta quinta-feira pelo Ipea, demonstra que triplicou o número de servidores contratados por concurso público na gestão de Luiz Inácio Lula da Silva, se comparado com os dois períodos de Fernando Henrique Cardoso. Nos oito anos do petista na Presidência da República, ingressaram na administração pública 155.534 servidores, contra 51.613 no período do tucano. Ainda assim, o estudo mostra que o número de servidores ativos no final de 2010 - 630.542 - é inferior ao recorde histórico, de 1992, com 683.618.

A explicação para isso, segundo o documento "Ocupação no setor público brasileiro: tendências recentes e questões em aberto", do Ipea, dá-se porque o número de contratações não compensou três grandes "corridas à aposentadoria", que se deram nos seguintes períodos: 1991, entre 1995 e 1998 e em 2003.

Um paralelo feito pelo Ipea mostra a diferença da política de pessoal entre os oito anos de cada um. Em relação a Fernando Henrique, o Ipea concluiu que seu primeiro mandato, nessa área, foi marcado pela elaboração de um plano de reforma do Estado. Um projeto que preconizou a avaliação de desempenho de servidores, possibilidade de demissão do servidor por insuficiência e reorganização das carreiras. Ocorreram ainda os Planos de Demissão Voluntária (PDVs) e uma contenção dos gastos públicos. "No entanto, o resultado desses planos, em termos da diminuição do estoque de pessoal ativo, foi bem menor do que o esperado. A medida mais significativa para a redução do pessoal ativo deu-se através da contenção do número de ingressados por concurso público e do aumento das aposentadorias em função da expectativa de perdas salariais por parte dos servidores", concluiu o Ipea.

Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Candidatos a professor temporário já podem realizar suas inscrições...

Nova Cruz: Câmara Municipal mostra submissão ao executivo e aprova projeto que "enterra" direitos do professor...