Postagens

Mostrando postagens de Março 7, 2011

Na Comissão de Educação...

Por falar em mudanças...

Reforma política tem 300 propostas engavetadas no Congresso.

Estima-se que mais de 300 proposições sobre reforma política circularam no Congresso nos últimos 20 anos. No entanto, estudo do cientista político Vitor Marchetti mostra que as principais alterações na estrutura da disputa eleitoral não vieram das mãos de deputados e senadores, mas do Judiciário.
"As mudanças aprovadas pelos congressistas foram sempre pontuais. Alterações mais profundas e impactantes vieram do TSE [Tribunal Superior Eleitoral] e do STF [Supremo Tribunal Federal]", afirma Marchetti.
Ele lista entre as principais mudanças a fidelidade partidária e a verticalização, que valeu em 2002 e 2006 e segundo a qual as alianças dos partidos deveriam seguir os mesmos critérios nos planos nacional e estaduais.
Outra regra importante, a Lei da Ficha Limpa nasceu pela iniciativa popular e sua aplicação, em 2010, foi decidida nos tribunais.
Quando o Congresso de fato produziu uma alteração importante, o STF a consid…

Contradições entre receita e despesas...

Os prefeitos potiguares vivem um momento delicado mas, também, contraditório. Se por um lado trazem queixas da falta de recursos financeiros, por outro investem alto em shows de Carnaval. De um lado contabilizam R$ 21 milhões a serem recebidos do governo estadual, por outro contemplam a perspectiva de 30% de queda do Fundo de Participação dos Municípios no mês de março.
Nesse ambiente, há o caso, inclusive, de prefeituras que exoneraram secretários no mês de janeiro para garantirem os festejos de Momo. Nova Cruz, por exemplo, investiu R$ 170 mil reais para realizar os festejos de carnaval.

Emprego...

IFRN abre concurso para seleção de professores substitutosO Campus do IFRN em Ipanguaçu publicou edital para seleção de professores substitutos. São 3 vagas. A primeira é para professor de Física, a segunda para professor de Matemática e a última é para formados em pedagogia, para assumir a disciplina de Didática.
As inscrições começam no próximo dia 10 e vão até o dia 17, exclusivamente pela internet, no site do IFRN. Para ler o edital click aqui.