Postagens

Mostrando postagens de Julho 1, 2011

Chegando o vestibular...

Volta a tona a discussão: O sistema de cotas é justo?
O sistema de ingresso nas universidades públicas brasileiras é justo, sob qualquer ponto de vista.
O candidato a uma vaga em um curso paga uma taxa para fazer os exames (se não puder pagar é isentado, desde que apresente atestado de pobreza); a partir da inscrição, é identificado por um número; os professores que corrigem as provas não fazem a menor idéia de quem sejam os candidatos; elabora-se uma lista em ordem decrescente dos pontos obtidos; entram na universidade, no curso indicado, tantos alunos quanto sejam as vagas, de acordo com a classificação obtida.
O sistema, em si mesmo, não discrimina ninguém por condição social, raça, gênero, idade ou por qualquer outra condição. Ou seja, o sistema vestibular é meritocrático, no sentido de premiar, com a admissão na universidade, os candidatos que tiverem a melhor pontuação, calculada em função das provas em diversas matérias.
Na realidade, o verdadeiro critério de seleção é o grau de…

Greve: Prejuízos para todos...

O dnonline desta sexta-feira (1) apresenta uma importante matéria sobre os prejuizos causados pelos setores públicos do RN, em greve a mais de dois meses.
Veja parte da matéria:
Enquanto o impasse persiste e o Governo do Estado não chega a um acordo com os servidores estaduais que estão em greve há pelo menos dois meses, o saldo que fica são dezenas de serviços públicos prejudicados. Estudantes sem aulas há dois meses, inquéritos paralisados nas delegacias, recursos da ordem de R$ 5 milhões para agricultura familiar sem poderem ser destinados aos produtores rurais, além de projetos culturais sem funcionamento. Esse é apenas parte do cenário da máquina pública do Rio Grande do Norte atualmente.
Atualmente, seis categorias estão com suas atividades paralisadas. No caso da educação, a greve já chega a 64 dias. Além dos professores da Secretaria Estadual de Educação (Seec), estão em greve, no Rio Grande do Norte, Polícia Civil, servidores do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural …