Políticas Públicas...

Eleições Municipais

O ocupante de um cargo de prefeito ou de vereador é um procurador nosso para, em nosso nome, exercer um mandato, fixando normas e diretrizes para a comunidade.
  
Assim, os candidatos eleitos devem estar perfeitamente sintonizados com o pensamento, as idéias, os valores do eleitor. 

As eleições municipais devem marcar o início de uma verdadeira ação política em defesa dos direitos dos menos favorecidos, bem como devem assegurar os direitos de todos, enquanto fontes norteadoras dos gastos públicos em consonância com a legislação, inclusive a de responsabilidade fiscal. Mais ainda em consonância com os ditames da moral.

O prefeito não pode gastar as verbas públicas à toa. Há toda uma legislação apontando e orientando como cada prefeito deve gastar o dinheiro do povo. Infelizmente isto não tem impedido o exercício de corruptos e corruptores que vem enchendo seus bolsos com a grana do povo. Mas se isto acontece é por que cada cidadão não está fiscalizando o que lhe pertence, o que pertence à comunidade. E o cidadão que também não fiscaliza, fica em cima do muro, exerce também um tipo de crime: o crime de conivência com os atos ilícitos de autoridades.

Em política, as eleições municipais são um trampolim para  o acúmulo de riqueza à custa do povo. Mas como escolher bem candidato à prefeito e a vereador?  

a)informe-se da vida passada do candidato. Examine o testemunho que ele dá em sua comunidade; 

b) se ele já exerce ou exerceu algum cargo eletivo (prefeito, vereador, deputado, senador) procure se informar como votou nas questões da vida e da família;

c) verifique se o candidato está ou esteve envolvido em processo de corrupção e como se saiu;

d) informe-se sobre quem está apoiando o candidato. O adágio: “Dize-me com quem andas e dir-te-ei que és” aplica-se ao caso. 

e) desconfie das campanhas milionárias. O eleito vai retirar o gasto da campanha de algum lugar. Esse lugar pode ser o seu bolso; 

f) peça ao candidato que assuma um compromisso público, se eleito, de defender os seus direitos constitucionais e civis como membro de uma comunidade;

g) verifique se o candidato tem um patrimônio de acordo com seus ganhos, isto é, se depois que ele ocupou o cargo de prefeito ou de vereador o seu patrimônio cresceu como um passe de mágica. Pergunte quanto ganha o vereador e se o carro que ele usa está de acordo com seus ganhos, por exemplo.

h) finalmente dê seu voto consciente.  Exerça bem sua cidadania.  Seu voto é importante para o futuro da democracia, da vida e da família.

Diante da pressão de grupos e instituições, de corruptos e corruptores, teremos de contar com um Legislativo forte.  
 
Urge fazermos esforços para levar a todos informações que possibilitem o verdadeiro exercício da cidadania. Além disso, é preciso que o candidato assuma e cumpra o compromisso assumido na campanha política.

FONTE: AMACAMOCIM (http://www.geocities.ws/amacamocim/comoescolherumcandidato.html ) 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Cruz: Câmara Municipal mostra submissão ao executivo e aprova projeto que "enterra" direitos do professor...

Candidatos a professor temporário já podem realizar suas inscrições...

Nova Cruz não tem como dar incentivo fiscal a empresa, diz Prefeito Targino Pereira, em matéria da InterTV...