Eleições 2012: Tá chegando a hora...


Estamos próximos de uma data de grande importância para todos nós novacruzenses. No dia 7 de outubro estaremos escolhen­­do os nossos representantes no excutivo e legislativo pelos próximos quatro anos.
É claro que não podemos simplesmente indicar quem serão eles e ficar esperando que determinem todo o destino do nosso município. Todos nós temos uma importância na construção desta nação, estado e município, além do voto a cada dois anos. Adicio­­nal­­mente, os governantes são um reflexo das pessoas que os colocam lá.
No entanto, os indivíduos que estão no co­­man­­do político do país têm uma grande importância na construção de uma nação. São eles que irão determinar quanto e como investir em educação, saúde, infraestrutura, programas sociais etc. Também serão fundamentais na escolha das políticas econômicas e sociais, ao estímulo dos setores chaves da economia, à preservação do meio ambiente, à construção de um ambiente mais propício ao desenvolvimento de empresas, à inovação e difusão de tecnologia, à manutenção de um Estado democrático que respeite e garanta os direitos individuais, inclusive contra a violência, entre muitas outras. Ou seja, é um fator de grande relevância que todos os brasileiros reflitam sobre esse momento de modo a escolher candidatos que sejam adequados ao nível de responsabilidade do respectivo cargo, preparados e comprometidos a exercê-los.
No entanto, essa não é nossa realidade. De modo geral, os eleitores não têm um pensamento de longo prazo quando escolhem seus candidatos. O voto não pode ser levado por um retorno imediato. De fato, muitas pessoas têm poucos recursos e qualquer tipo de ajuda já é um alívio. No entanto, o que adianta ficar sempre nessa situação de dependência do governo para conseguir sobreviver? Se outras medidas tivessem sido tomadas no passado, hoje isso não seria necessário.
Fiquem atentos aqueles políticos que mudaram de partido e passaram a expressar opiniões totalmente diferentes dos discursos antes entoados, em troca de benefícios próprios, cargos para familiares e outras formas de propinas.
Não podemos escolher Tiriricas como governantes porque são simpáticos e fazem as pessoas rirem, não podemos votar naqueles que fazem da política uma forma de emprego e de seu voto uma arma para manter-se no poder e transformar um cargo público em emprego fictício. 
Esse é outro reflexo do pensamento de curto prazo dos brasileiros e da falta de seriedade com as questões políticas. Precisamos pensar em candidatos que tenham preparo e comprometimento para que Nova Cruz  possa avançar politicamente, socialmente e economicamente. Precisamos pensar no longo prazo para mudar a atual realidade e construir uma sociedade que seja mais justa e propicie mais oportunidades a todos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Cruz: Câmara Municipal mostra submissão ao executivo e aprova projeto que "enterra" direitos do professor...

Candidatos a professor temporário já podem realizar suas inscrições...

Nova Cruz não tem como dar incentivo fiscal a empresa, diz Prefeito Targino Pereira, em matéria da InterTV...