Internet 0800...

Governo lança banda larga grátis, paga por provedores de conteúdo

Foi lançado nesta quinta-feira (12) o projeto-piloto que permite o acesso gratuito a informações na internet custeado pelos próprios provedores de conteúdo, como sites de bancos, comércio eletrônico e governos. A iniciativa foi inspirada no serviço já existente de telefonia que utiliza o prefixo 0800.

Inicialmente, o projeto atenderá a 80 usuários do serviço de celular na cidade de São Sebastião, no Distrito Federal, a partir dos próximos dias. Os testes serão realizados pelas operadoras Claro, Oi, TIM e Vivo.

Os representantes das quatro prestadoras estiveram na cerimônia de lançamento do projeto-piloto, batizado de "Banda Larga 0800". O evento, realizado no Ministério das Comunicações, também contou com a participação do ministro Paulo Bernardo e do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz.

Ao ser estendida para todo o país, a proposta do governo e das empresas deverá beneficiar, potencialmente, 82% da base de assinantes do serviço de celular. Este percentual corresponde a quantidade de usuários de contas pré-pagas que não dispõem de planos de internet.

"O serviço é inédito, com possibilidade de alcance social extraordinário", afirmou Eduardo Levy, do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil), durante a cerimônia.
Para que haja uso efetivo do serviço, as páginas de internet com interesse de custear o acesso às informações e aos serviços deverão ser cadastradas no projeto. Foi criado um portal específico na internet para dar acesso gratuito, por enquanto, somente aos usuários selecionados (bandalarga.0800.br).

Fonte: G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Cruz: Câmara Municipal mostra submissão ao executivo e aprova projeto que "enterra" direitos do professor...

Candidatos a professor temporário já podem realizar suas inscrições...