5.565 prefeitos tomam posse em todo Brasil...


Tomaram posse nesta terça-feira(1) os 5.565 novos prefeitos eleitos em todo o país no ano passado. Uma divisão por perfil dos novos mandatários mostra que o eleitor brasileiro continua apostando em governantes do sexo masculino e com menos de 60 anos.
Em 88% dos municípios, os novos prefeitos que assumiram ontem são homens. Mulheres foram eleitas para o cargo em apenas 654 cidades. E apenas uma das 26 capitais será governada por uma mulher nos próximos anos: Teresa Surita, do PMDB, toma posse em Boa Vista (RR).
Entre os novos prefeitos do sexo masculino, 50,7% (2.786) estão na faixa etária entre 45 e 59 anos, segundo dados o Tribunal Superior Eleitoral. Após este grupo vem o de prefeitos com idades entre 35 e 44 anos, com 26,5% (1.458), seguido pelo de prefeitos entre 25 e 34 anos, com 9,5% (527).
Quatro dos prefeitos eleitos têm apenas 21 anos. O mais jovem deles é Pacheco Neto (PSD), de Chaval (CE), que superou os outros três por alguns meses de diferença. E apenas quatro foram eleitos com mais de 80 anos. O prefeito mais velho do Brasil será Sebastião Biazzo, que aos 89 anos assumirá o comando da cidade de Aguaí (SP), no interior de São Paulo.
A posse de novos prefeitos nesta terça-feira consolida o PSB como nova força política nacional. Com maior crescimento em número de prefeituras conquistadas em 2012 (132 prefeituras a mais, contra 91 do PT).
Em Nova Cruz foram empossados como prefeito de vice, respectivamente, Cid Arruda Câmara (PSB) e Monique Peixoto Targino(PP).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Cruz: Câmara Municipal mostra submissão ao executivo e aprova projeto que "enterra" direitos do professor...

Candidatos a professor temporário já podem realizar suas inscrições...