Trocas de partidos mudam cenário político no RN...

De nominuto.com


As mudanças partidárias em 2013 para a disputa do pleito estadual e federal no próximo ano foram encerradas neste sábado (5).

Para não perder a oportunidade e o tempo limitado pelo Justiça Eleitoral - de troca em até um ano antes da eleição de 5 de outubro - os políticos articularam e fizeram mudanças em seus quadros partidários. 


O destaque fica para o partido recém-criado, o Pros, que com a liderança do atual presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta ganhou 5 acentos na Casa Legislativa estadual. 
Os deputados que migraram para o Partido Republicano da Ordem Social (Pros) foram Ricardo Motta (ex-PMN), Gustavo Carvalho (ex-PSB), Gilson Moura (ex-PV),  Raimundo Fernandes (ex-PMN) e Vivaldo Costa (ex-PR).
O Pros conseguiu alterar também a legenda de prefeitos do Rio Grande do Norte, como o prefeito de Assú, Ivan Júnior que deixou o PP e vereadores de Natal (leia no próximo post).
No cálculo partidário, o PMDB considerado o maior partido do RN com maior número de prefeito e vereadores eleitos, ganhou o deputado Ezequiel Ferreira que estava no PTB e migrou para o partido liderado por Henrique Alves (PMDB) e Garibaldi Alves Filho (PMDB) no Rio Grande do Norte. 
Além das intensas articulações locais, o deputado estadual Kelps Lima que estava sem partido desde que se desfilou do PR, foi em busca de um partido novo e ganhou espaço e liderança do Partido da Solidariedade. 
A lista das mudanças conta ainda com a mudança do deputado estadual Fábio Dantas que migrou do partido PHS para o Partido Comunista Brasileiro, o PC do B.
As mudanças devem alterar os apoios e as alianças para o pleito de 2014 que irá eleger o próximo governador do Estado, novos deputados estaduais, federais e um senador. 
Com as trocas partidárias, hoje com a maior bancada na Assembleia Legislativa é do Pros com cinco deputados. As trocas partidárias foram autorizadas pela Justiça Eleitoral. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Candidatos a professor temporário já podem realizar suas inscrições...

Nova Cruz: Câmara Municipal mostra submissão ao executivo e aprova projeto que "enterra" direitos do professor...