Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 2, 2013

Crônica: A "traição" na política...

Certo dia um colega de trabalho me falou essa frase:
“Na política o chame é trair”
Confesso que fiquei indignado com essa colocação, pois na minha mente, política é conjunto de elementos que se interligam, com vistas ao cumprimento de um fim: o bem-comum da população a quem se destinam,  e para tal deveria ser feito com ética, coerência e respeito ao fim de ser ter uma lógica nas ações de quem a pratica.
Com o passar do tempo fui percebendo que meu colega tinha lá suas razões, a minha idéia continua a mesma, mas anos a fio temos presenciado atitudes que justificam perfeitamente a frase dita.
Na verdade os candidatos, quando eleitos, evidenciam e preservam esse elemento clássico das relações de poder: o signo da traição na política e como num toque de mágica desenvolvem a capacidade de converter supostos compromissos em meros joguetes de palavras. O estranho é que quanto maior é a traição diretamente proporcional é a valorização que o sujeito adquire junto aos seus adversários (ou aliados)…

Nova Cruz: Oposição elege presidente da Câmara Municipal...

Imagem
Na eleição de mesa diretora para o biênio 2013-2014 da Câmara Municipal de Nova Cruz, oposição ficou com a presidência da casa, elegendo o vereador Thiago da Costa Vicente.
Alguma surpresas marcaram a votação com votos contrários ao da coligação que elegeram os edis.
A disputa da presidência ocorreu entre os vereadores José Humberto Martins (Beto Martins) pela situação, ligado ao prefeito Cid Arruda Câmara e Thiago da Costa Vicente (Thiago de Genival) do grupo oposicionista do ex-prefeito Flávio Azevedo.
Os votos contrários ao da coligação durante a campanha foram assim definidos:
Fernando Antônio Gonçalves Bezerra, eleito pela coligação "A Força do Povo" votou em Beto Martins  eleito pela coligação "Nova Cruz no Rumo Certo"
Maria de Fátima Costa e Aluisio Soares de Sena, eleitos pela coligação "Nova Cruz no Rumo Certo" votaram no candidato eleito pela coligação "A Força do Povo".
Vejam como foi a votação:
Votos para Thiago de Genival:

Gelson Vitor Luis…

5.565 prefeitos tomam posse em todo Brasil...

Tomaram posse nesta terça-feira(1) os 5.565 novos prefeitos eleitos em todo o país no ano passado. Uma divisão por perfil dos novos mandatários mostra que o eleitor brasileiro continua apostando em governantes do sexo masculino e com menos de 60 anos. Em 88% dos municípios, os novos prefeitos que assumiram ontem são homens. Mulheres foram eleitas para o cargo em apenas 654 cidades. E apenas uma das 26 capitais será governada por uma mulher nos próximos anos: Teresa Surita, do PMDB, toma posse em Boa Vista (RR). Entre os novos prefeitos do sexo masculino, 50,7% (2.786) estão na faixa etária entre 45 e 59 anos, segundo dados o Tribunal Superior Eleitoral. Após este grupo vem o de prefeitos com idades entre 35 e 44 anos, com 26,5% (1.458), seguido pelo de prefeitos entre 25 e 34 anos, com 9,5% (527). Quatro dos prefeitos eleitos têm apenas 21 anos. O mais jovem deles é Pacheco Neto (PSD), de Chaval (CE), que superou os outros três por alguns meses de diferença. E apenas quatro foram eleitos…