Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 30, 2013

O Adeus a uma guerreira...

Imagem
Tereza de Jesus Medeiros, conhecida por Terezinha Pinto, faleceu nesta quarta-feira (30)  por volta das 9 horas. Professora que marcou uma época em Nova Cruz e nos últimos anos dedicou-se ao trabalho voluntário na Paróquia da Imaculada Conceição de Nova Cruz deixa um legado de trabalho e coerência para todos os que tiveram o prazer de sua companhia.

Aos familiares e principalmente ao amigo Francinaldo Matias nossos sinceros votos de conforto e paz.

Nova Cruz: Saúde, caso de justiça...

SAÚDE: Falta de Informações da Gestão passada para o SIOPS/SAÚDE em 2012, leva promotor a instituir recomendação ao município de Nova Cruz.
Desde 2000, os municípios brasileiros são obrigados a a preencher o Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos - SIOPS. Ou seja, o que receberam e como gastaram esses recursos. 
No caso da Saúde, de acordo com a NOAS (Norma Operacional de Assistência a Saúde 2002), o preenchimento do SIOPS passou a serrequisito para a habilitação dos municípios na Gestão Plena do Sistema ou na Gestão Plena da Atenção Básica Ampliada. A partir de julho de 2002 o SIOPS passou a integrar o Relatório Resumido da Execução Orçamentária da Lei de Responsabilidade Fiscal, sendo o seu preenchimento obrigatório. Essas informações eram declaradas anualmente. Porém desde 2002, elas passaram a ser requisitadas semestralmente.
No entanto, muitos maus gestores insistem em não informar o SIOPS/ Saúde. No caso do Rio Grande do Norte, vários municípios não declararam informações…

Depois da porta arrombada...

O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, oficializou nesta terça-feira (29) a criação de uma comissão destinada a elaborar uma lei federal que regulamente ações de prevenção de incêndios em estabelecimentos privados, como boates e bares, e a concessão de alvarás de funcionamento.

De acordo com o ato de criação da comissão, ela terá o objetivo de “acompanhar a apuração dos fatos relacionados à tragédia que vitimou centenas de jovens em um incêndio no município de Santa Maria, e oferecer sugestão de aperfeiçoamento da legislação sobre o tema.” A comissão será coordenada pelo deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que é de Santa Maria. Outros seis deputados integrarão o grupo: Augusto Coutinho (DEM-PE), Elciane Barbalho (PMDB-PA), Jorge Bittar (PT-RJ), Maurício Quintella Lessa (PR-AL), Nelson Marchezan Junior (PSDB-RS) e Otávio Leite (PSDB-RJ).

Aids, a busca da cura...

Cientistas vão iniciar nas próximas semanas testes clínicos de uma vacina contra a Aids, em Marselha, no sul da França, com 48 voluntários soropositivos, dando uma nova esperança na luta contra o vírus. A iniciativa foi anunciada nesta terça-feira (29) pelo professor Erwann Loret.
"Não é o fim da Aids", ponderou Loret, embora a expectativa dos pesquisadores seja a de conseguir substituir os coquetéis de antirretrovirais, cujos efeitos colaterais costumam ser bastante incômodos, pela vacina.
"O alvo é uma proteína denominada Tat (transativador de transcrição viral)", acrescentou o professor, que apresentou em um hospital de Marselha o teste clínico autorizado em 24 de janeiro pela Agência Nacional de Segurança do Medicamento (ANSM).

Aumento no preço da gasolina...

Petrobras informou nesta terça-feira (29) que os preços da gasolina e do diesel serão reajustados a partir de quarta-feira nas refinarias. O reajuste será de 6,6% para a gasolina A e de 5,4% para o diesel (média Brasil), segundo comunicado da empresa. A correção vale a partir da zero hora desta quarta-feira (30). "Esse reajuste foi definido levando em consideração a política de preços da Companhia, que busca alinhar o preço dos derivados aos valores praticados no mercado internacional em uma perspectiva de médio e longo prazo", afirmou a companhia em nota. De acordo com a estatal, os preços da gasolina e do diesel, sobre os quais incide o reajuste anunciado, não incluem os tributos federais CIDE e PIS/Cofins e o tributo estadual ICMS.

Wilma de Farias: "Não sou candidata"...

Apontada como bem avaliada para o governo em 2014, na pesquisa da Consult, divulgada nesta terça-feira, a ex-governadora e atual vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria, disse:
“Não sou candidata”.
Para Wilma, os números têm outra avaliação.
“Estou feliz com o resultado porque, de certa forma, as pessoas fazem uma comparação e uma avaliação positiva do que fiz como prefeita e como governadora”, disse Wilma, reafirmando que não disputará o governo e que já disse ao vice-governador Robinson Faria, seu aliado, e que trabalha para viabilizar sua candidatura, que ela está fora do páreo pelo governo no próximo ano.
Apesar de não almejar disputar o governo, Wilma disse que continuará trabalhando pelo estado afora. “Como presidente do PSB eu me preocupo com duas coisas quando viajo pelo interior: com a seca, que até março não tem perspectiva de chuva e o governo não fez nada para evitar danos maiores; e com os serviços essenciais como saúde e segurança“.
Fonte: Blog da Thaisa Galvão

Tolerância zero...

Desde ontem (29) quem for pego dirigindo sob efeito de álcool sofrerá penalidades e pode ser preso. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou nesta terça-feira (29), no Diário Oficial da União, a Resolução 432/13 que estabelece diretrizes para o cumprimento da Lei Seca mais rigorosa, sancionada em dezembro do ano passado. Pela resolução, se o teste do bafômetro apontar marca igual ou superior a 0,05 miligrama de álcool por litro de ar, o motorista será autuado, responderá por infração gravíssima, pagará multa de R$ 1.915,40, terá a carteira de habilitação recolhida, o direito de dirigir suspenso por 12 meses, além da retenção do veículo. Antes, o limite era 0,1 miligrama de álcool por litro de ar.