RN está entre os cinco estados com mais crimes eleitorais no Brasil...

Vale tudo para ser eleito? No Rio Grande do Norte, há quem considere que sim. Isto porque o estado, que detém apenas 1,65% do eleitorado nacional, desponta como uma das unidades da federação com maior número de crimes eleitorais.
Ranking da Polícia Federal, divulgado em 2010, coloca o RN em quarto lugar, com 1.529 inquéritos, perdendo apenas para São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Dados atualizados da PFRN mostram que a situação não mudou: das eleições de 2010 para cá, foram abertos 2.036 inquéritos de crimes eleitorais no estado. Destes, pouco mais de 400 permanecem em aberto.
Os crimes eleitorais são apurados por ação penal pública, por meio de denúncia do Ministério Público Eleitoral. Entretanto, decisão inédita do Tribunal Superior Eleitoral, em sessão administrativa no dia 30 de dezembro, reduziu o poder do MP nas eleições. Com exceção dos casos de flagrante delito, a medida determina que promotores e procuradores peçam autorização à Justiça Eleitoral para investigar suspeitas de caixa dois, compra de votos, abuso de poder econômico, difamação e boca de urna.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Candidatos a professor temporário já podem realizar suas inscrições...

Nova Cruz: Câmara Municipal mostra submissão ao executivo e aprova projeto que "enterra" direitos do professor...