Brasil corre risco de apagão geral...

O Ministério das Minas Energia admitiu, em nota divulgada ontem durante reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), que há risco de racionamento de energia no país em 2014. No documento, apesar de considerar “evento de baixíssima possibilidade”, o governo informa que, se ocorrerem problemas de vazões piores do que se verifica hoje, haverá “dificuldades no suprimento de energia no país”.

A mudança desse quadro, admite o texto divulgado ontem, dependerá de fatores climáticos, ou seja, de chuvas que sejam capazes de recompor os reservatórios das hidrelétricas. A nota foi lida pelo secretário de Energia Elétrica do Ministério das Minas e Energia, Ildo Grüdtner, que se recusou a responder a perguntas de jornalistas sobre o assunto. 

O Comitê admitiu ainda que a preocupação aumentou porque as chuvas, e o consequente volume de águas no reservatórios, ficou aquém do que era esperado. Segundo dados divulgado pelo órgão, desde o início do ano, as reservas ficaram em 54% da média histórica nas regiões Sudeste/Centro-Oeste e de 42% no Nordeste.

Apesar de confirmar a queda nos reservatórios, o governo continua afirmando que o risco de desabastecimento ainda é remoto. A alegação é de que existe reserva de 9% em relação à previsão de consumo estimado para o ano no país. 

Fonte: IG

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Candidatos a professor temporário já podem realizar suas inscrições...

Nova Cruz: Câmara Municipal mostra submissão ao executivo e aprova projeto que "enterra" direitos do professor...