Pular para o conteúdo principal

Cid Arruda usa comício para esclarecer sobre cobrança de IPTU em Nova Cruz...

A noite desta quinta-feira (15) foi escolhida pela coligação "Nova Cruz seguindo no rumo certo" para realizar seu evento político no Salgado um dos bairros mais populosos da cidade.

No evento os discursos do candidato a vice-prefeito, João Paulo Andrade e a prefeito Cid Arruda Câmara se detiveram a explicar sobre os investimentos que a arrecadação municipal proporciona, principalmente o recolhimento do IPTU, como também os tons conduziram comparações de gestão pública nos últimos mandatos.

Dentre outros assuntos Cid abordou a contra-partida do município em emendas federais para calçar ruas do bairro Planalto e Cidade do Sol e esse dinheiro teve como fonte a arrecadação do IPTU.

Por falar em IPTU é bom que todo contribuinte conheça as regras de arrecadação e como deve se investido em serviços de retorno a população. 

Para melhor esclarecer aos leitores do blog elaboramos umas perguntas e respostas sobre o tema.

1- O que é?

O IPTU é um tributo que incide sobre a propriedade imobiliária, incluindo todos os tipos de imóveis – residências, prédios comerciais e industriais, terrenos, etc.


2- Como se calcula o IPTU?
O IPTU é calculado através da multiplicação do valor venal do imóvel pela respectiva alíquota, que é definida pela Lei Municipal de 2007



3- Qual é a base de cálculo do IPTU?
A base de cálculo do IPTU é o valor venal do imóvel.


4- O que é valor venal?

Pela legislação, o valor venal é o valor pelo qual um bem é comercializado, com pagamento à vista, em condições normais de mercado.


5- O que é considerado para o cálculo do valor venal de um imóvel?

São quatro fatores:

1. O tamanho do terreno, 

2. A localização deste terreno na Planta Genérica de Valores, 

3. A sua área construída, 
4. A sua qualificação, ou seja, o tipo de acabamento desta construção.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Candidatos a professor temporário já podem realizar suas inscrições...

Já está disponível a inscrição para professor temporário para o estado do Rio Grande do Norte. 


O candidato que desejar concorrer a uma vaga deve preencher a ficha, fazer o pagamento da inscrição, efetuar o pagamento da taxa de inscrição e  entregar todos os documentos na respectiva DIRED do município para qual optou na Ficha de Inscrição, até às 13 horas, do dia 10 de maio de 2017.

Para ter acesso a inscrição CLICK AQUI.

Política: O que muda para Nova Cruz com o governo Targino Pereira...

Prefeito de Nova Cruz Targino Pereira deverá restituir cofre público municipal em mais de 900 mil...

Atual prefeito da cidade de Nova Cruz é condenado pelo  TCE- PB, que  decidiu na última quarta-feira (12), por maioria, que o então ex-prefeito de Tacima, Targino da Costa Pereira Neto, deve restituir aos cofres municipais importância superior a R$ 900 mil, em razão de irregularidades que, em meio a outras, incluíram gastos públicos com campanha eleitoral e festa da vitória, folha de pessoal de fazenda particular, uso indevido de recursos do Fundeb e pagamentos por obras não executadas.  A decisão encontra-se no site do TCE do Estado da Paraíba que relata condenações a outros gestores públicos do estado. 
Para ler direto do Site do TCE CLICK AQUI. Fonte: Ascom/TCE-PB